estatistica analyctis

quarta-feira, 22 de setembro de 2010

Surplus (Legendado em Português)



(baixar ou Ver o filme ) SURLPUS - Vídeo google


Eloísa, João Pedro, Luís Alberto e Raiany   2ª A

    Grande parte da população mundial tem suas vidas regidas pelo capitalismo, o único responsável pelo consumismo exagerado que se baseia no interesse do homem de obter cada vez mais bens materiais, independentemente de sua real necessidade.
    O desperdício encontrado nos grandes centros urbanos, apenas demonstra o quanto o capitalismo tomou conta de nossas mentes e transformou cada individuo em uma marionete controlada pelas grandes marcas e difundindo uma nova era que se sobrepõe ao socialismo.
    Apesar de conceitos e idéias totalmente diferentes o socialismo pode ser considerado uma ditadura, retirando a liberdade de escolha e tentando unificar a população, baseando-se em idéias radicais que prezam apenas pelo necessário, afastando as pessoas, consequentemente, do desperdício e da obsessão por compra.
    Assim se torna muito mais difícil para alcançar um equilíbrio em nossas vidas, já que ela é predeterminada a partir do local onde nascemos dois exemplos bem distintos são, Cuba e os Estados Unidos, mostrados no filme, onde fica bem claro uma certa rivalidade entre os ideais de cada país, mas ao mesmo tempo pode-se perceber que um completa o outro, e que às vezes é possível pensar que a fusão dos dois sistemas poderia ser a melhor escolha.


Alunos: 2º B.
Ana Letícia De Nardo Tognini - Isabel De Nardo Tolentino - Isabela César Corazza - João Marcos Rocha Sanches - Rafaela Calderan Gregorio

Ter para Ser, ou Ser para Ter?
      
     Desde a revolução industrial e principalmente durante o período da Guerra Fria pode-se observar a ascensão e grande expansão do consumismo, devido essencialmente a predominância do sistema político capitalista em alguns países. Isso gera consequências em todos os setores econômicos, o que é claramente notado no documentário “Surplus”, de Erik Gandini.
     Esse colapso consumista apresenta um certo contraste entre duas realidades: primeiro a de pobreza e fome, e segundo a de desenvolvimento econômico e a superprodução, que embora antagônicas afetam diretamente uma à outra.Em uma sociedade onde não se consome apenas o necessário, mas também o supérfluo, a mentalidade infantil acaba sendo profundamente influenciada, tanto pelos pais, mesmo que indiretamente, quanto pela mídia, o que afetará a sociedade futura. Mecanismos de propaganda e marketing são os principais meios persuasivos que fazem com que as pessoas creiam que o excesso é necessário e fonte de realização pessoal.
     Surge então uma sociedade, já denunciada por Marx, abarrotada de bens excedentes, mas ao mesmo tempo insatisfeita e vazia, como mostra no documentário, a vida de um jovem milionário que não encontrando sentido no que faz, vive um vazio. Prova de que o dinheiro nem sempre traz a felicidade esperada.
     Talvez o momento mais impactante do filme seja o depoimento dos habitantes de Cuba que descrevem o regime implantado no país por Fidel Castro, um forte defensor do sistema comunista. Tal regime censura a liberdade de compra, uma vez que no país não há variedade de produtos e não é permitida a utilização de veículos que induzem a população ao consumo. Tudo isso é resultado do embargo econômico feito pelos Estados Unidos, a partir de um conflito de ideologias. Porém, recentemente, o ditador admitiu que o sistema que ele tanto defendeu não funciona nos dias atuais do modo igualitário como havia planejado, comprovando assim que o processo de globalização impede o fim do consumismo.
       Considerando a situação em que o mundo se encontra, um novo padrão de consumo é necessário. O mais apropriado é o chamado consumo “verde”, que tem como base a sustentabilidade, porém, o que é ainda uma idéia precisa ser posta em pratica. Tal rota alternativa consiste em um consumo consciente por parte da população e para inseri-los no cotidiano da sociedade há de se incorporar os quatro “erres”: Reduzir o consumo, Reutilizar e Reciclar o que já foi usado, e Rejeitar o supérfluo.

Um comentário:

  1. Parabéns aos alunos que captaram e souberam descrever a necessidade de um novo posicionamento na sociedade em relação ao consumo para o bem da própria humanidade.

    ResponderExcluir